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A pessoa que nasce ou adquire posteriormente com surdocegueira
encontra-se numa condição impossibilitada de receber as informações do seu entorno de maneira
fidedigna, para tanto, ela precisa da mediação de comunicação a fim de receber,
interpretar e conhecer o que lhe cerca. Dessa forma o seu conhecimento do mundo
se fará pelo uso dos canais sensoriais proximais como: tato, olfato, paladar,
cinestésico, proprioceptivo e vestibular.
Na deficiência Múltipla, embora não haja a garantia efetiva de que todas as informações cheguem para a pessoa
de forma fidedigna, ela sempre contará com o apoio de um dos canais distantes
(visão e ou audição) como ponto de referência. Compreendendo que esses dois canais são responsáveis pela
maioria do conhecimento que vamos adquirindo ao longo da vida, estabelecemos
uma comparação qualitativa da possibilidade de aprendizagem que se dá para uma
pessoa com Deficiência Múltipla em comparação com uma surdocega.
Como estratégias apropriadas para a aquisição de comunicação das pessoas com Surdocegueira ou com
Deficiencia Múltipla, é relevante destacar as seguintes aspectos:
“Para as
pessoas com surdocegueira e/ou com deficiência múltipla dividimos a comunicação
em Receptiva e Expressiva, para favorecer a eficiência da transmissão e
interpretação.
A comunicação receptiva ocorre quando
alguém recebe e processa a informação dada por meio de uma fonte e forma
(escrita, fala, Libras e etc). A informação pode ser recebida por meio de uma
pessoa, radio ou TV, objetos, figuras, ou por uma variedade de outras fontes e
formas. No entanto, comunicação receptiva requer que a pessoa que está
recebendo a informação forme uma interpretação que seja equivalente com a
mensagem de quem enviou tentou passar.
A comunicação expressiva requer que um
comunicador (pessoa que comunica) passe a informação para outra pessoa.
Comunicação expressiva pode ser realizada por meio do uso de objetos, gestos,
movimentos corporais, fala, escrita, figuras, e muitas outras variações.”
(Shirley Maia, 2011, p. 04).
Concluimos que as necessidades básicas desses alunos apontam para a
importância de se estabelecer estratégias para comunicação a partir de referenciais
significativos que permitam aos mesmos avançarem na interação social, na aprendizagem
e na construção da autonomia.
Referências:
MAIA, Shirley Rodrigues. Aspectos
Importantes para saber sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla. São Paulo,
2011.