Durante esta
pesquisa, confesso que a escolha do texto foi influenciada primeiramente pelo
seu título bastante sugestivo a um diálogo sobre o tema, “Educação Inclusiva:
do que estamos falando?“.
O nome da
autora do artigo é Rosita Edler
Carvalho. Percebi que acertei na escolha. O texto traz um linguajar simples,
trata-se mesmo de um diálogo com o leitor a respeito da política de Inclusão
nas escolas.
Tem um momento
interessante onde a autora cita outo autor, o Professor Plai sance (2004,p. 5)
sobre um aspecto observado por ele, relativo a inclusão. Ela descreve como
“apelos sentimentais em prol da inclusão...”.
Aqui, a autora faz uma alerta para a necessidade real que isso implica,
ou seja, de consideras as “condições concretas” em que trabalham esses
professores que irão receber os alunos e, também, para a conscientização das influências que o modelo econômico implantados pelas
políticas públicas imprimem na educação.
Ela trata o
processo de inclusão como uma dinâmica que vai para além da decisão
simplesmente de aceitar ou não aceitar os alunos na escola, aqui com uma
ressalva, quando ela fala de inclusão não trata somente de alunos com
necessidades educacionais especiais, mas de todos realmente, chama atenção
sobre a forma como a escola se prepara para receber esses alunos, refere-se ao
dever político de oferecer uma educação verdadeiramente de qualidade.
Tenho certeza
de que irão gostar dessa leitura e apreender sob uma nova ótica esta tema tão
presente na nossa prática educativa atual.
Link do site
comentado:
Nenhum comentário :
Postar um comentário