quarta-feira, 22 de maio de 2013

UM CONVITE ATRATIVO A UM DIÁLOGO - “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DO QUE ESTAMOS FALANDO?“



Durante esta pesquisa, confesso que a escolha do texto foi influenciada primeiramente pelo seu título bastante sugestivo a um diálogo sobre o tema, “Educação Inclusiva: do que estamos falando?“. 
O nome da autora do artigo é  Rosita Edler Carvalho. Percebi que acertei na escolha. O texto traz um linguajar simples, trata-se mesmo de um diálogo com o leitor a respeito da política de Inclusão nas escolas.
Tem um momento interessante onde a autora cita outo autor, o Professor Plai sance (2004,p. 5) sobre um aspecto observado por ele, relativo a inclusão. Ela descreve como “apelos sentimentais em prol da inclusão...”.  Aqui, a autora faz uma alerta para a necessidade real que isso implica, ou seja, de consideras as “condições concretas” em que trabalham esses professores que irão receber os alunos e, também,  para a conscientização das influências  que o modelo econômico implantados pelas políticas públicas imprimem na educação. 
Ela trata o processo de inclusão como uma dinâmica que vai para além da decisão simplesmente de aceitar ou não aceitar os alunos na escola, aqui com uma ressalva, quando ela fala de inclusão não trata somente de alunos com necessidades educacionais especiais, mas de todos realmente, chama atenção sobre a forma como a escola se prepara para receber esses alunos, refere-se ao dever político de oferecer uma educação verdadeiramente de qualidade.
Tenho certeza de que irão gostar dessa leitura e apreender sob uma nova ótica esta tema tão presente na nossa prática educativa atual.
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