quinta-feira, 26 de maio de 2011

RESOLUÇÃO Nº 01/2011 – UMA BOA E MÁ CONQUISTA, DEPENDENDO DO PONTO DE VISTA.


Saidinha do forno, a Resolução Nº 01/2011, mais uma conquista da categoria Educador Infantil, do município de Natal RN, que em tempo recorde, comparado às lutas dos demais trabalhadores da educação, consegue todos as concessões e direitos reivindicados.

A Resolução, regulamentada e aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, foi publicada no Diário Oficial de 14 de maio de 2011.  “Estabelece a Normatização da Jornada de trinta horas para o Educador infantil [...]” e entre outros preceitos, estabelece a redução do numero de alunos por sala. Por exemplo, no Nível I, crianças com idade entre dois anos e dois anos e onze meses, hoje é permitido matricular 24 por sala, com dois professores e com a Resolução esse número de criança cai para 12.

Ou seja, avaliando a qualidade do trabalho podemos afirmar que se trata de um grande avanço. Dois educadores atendendo somente a 12 crianças é realmente o ideal para efetivar uma educação de qualidade. Todavia, avaliando a situação atual do sistema de ensino, pode-se prever com essa conquista uma redução maior ainda das possibilidades de uma criança ter acesso ao atendimento na Educação Infantil.

É de conhecimento de todos os profissionais envolvidos com a educação infantil na nossa cidade, que as filas formadas pelos pais no período de matrícula são enormes, muitos destes passam a noite para tentar garantir uma vaga para o seu filho. Mesmo assim, vários não conseguem. Durante o ano inteiro recebemos pessoas no CMEI a procura de vagas. As necessidades dessas famílias vão desde a de assegurar um trabalho para os pais tendo onde deixar as crianças até a própria necessidade básica de ter um lugar para alimentar seus filhos e também resguardá-los dos problemas causados pelos desajustes familiares.

Assim, reduzir o numero de crianças atendidas significa dizer aumentar a quantidade de criança que perde esse direito.

Não se trata de defender um numero grande de crianças em sala, isso sabemos que em nada se associa a qualidade na educação. Trata-se simplesmente de tentar compreender essa matemática de exclusão que ao invés de se traduzir em luta para tornar a educação infantil obrigatória e com isso forçar o governo à aumentar o numero de Centros Infantis e, aí sim, reduzir a quantidade de alunos por sala, se apresenta simplesmente como uma conquista de menos crianças na escola.

E sabem o que a população irá fazer com relação a isso tudo? Nada. Somente reclamarão individualmente e sem nenhuma orientação sobre os seus direitos voltarão para casa com os seus filhos para esperar eles completarem seis anos e assim, talvez, terem a garantia da lei de vê-los finalmente matriculados. Não temos dúvida de que essa Resolução será, de imediato, cumprida. Até porque leis são assim, “umas são cumpridas e outras nunca são”.

terça-feira, 24 de maio de 2011

NÃO SOU A FAVOR DA GREVE

Embora provocativa a minha opinião suscita uma discussão longe das amarras do sentimentalismo a respeito desse instrumento de luta que atravessa séculos e hoje ainda é tão utilizado por diversas categorias de trabalhores, inclusive a nossa (Professores). Convido você para uma leitura a respeito da tese que apresento contrária a greve, no endereço http://mulhermaeprofessora.blogspot.com/ e para uma exposição aqui ou no próprio Blog do texto, da sua opinião a respeito. Um abraço.

sábado, 21 de maio de 2011

PLANETA HUMANO

Navegando pela internet, descobri um vídeo que me deixou impressionada.
Coincidentemente, hoje, assistindo tv, descobri que tais imagens fazem parte de um programa do Discovery Channel. 

A quem interessar, PLANETA HUMANO é o nome da série que foi lançada no Brasil no dia 04 de maio. Milton Nascimento empresta a sua voz para narrar às cenas épicas da sobrevivência humana. 

São oito episódios: Episódio 1 – OCEANOS; Episódio 2 – MONTANHAS;  Episódio 3 –SELVAS; Episódio 4 – SAVANAS; 5 – RIOS; 6 – ARTICO; 7 – DESERTOS e 8 – CIDADES.
O programa é exibido no canal Discovery Channel, nas quintas-feiras ás 22 horas.

Nesse link você poderá encontrar mais informações:

Além das belíssimas imagens de tirar o fôlego, acredito que o conhecimento adquirido nos levará, no mínimo, a uma reflexão sobre a beleza do nosso planeta, a força da raça humana e à valorização da nossa própria realidade.

PS. O vídeo sobre o qual eu falei faz está na nossa página de VÍDEO, vale a pena assistir. Confira e deixe aqui a sua opinião.

sábado, 7 de maio de 2011

APRENDENDO A RECICLAR


RECICLAR. Essa palavra virou quase que moda. Mas, infelizmente, poucos educadores conseguiram apropriar-se com firmeza da necessidade dessa atitude.

Não se trata de má vontade, o que acontece é que simplesmente não fomos educados para isso.

Somos de uma geração em que desperdiçar agua lavando calçadas, por exemplo, era justificado com a afirmação – “A água é minha, quem paga por ela sou eu!”.

“A palavra reciclagem ganhou destaque na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).” Essa é uma informação da Wikipédia.

Reciclar se apresenta como uma alternativa para o tratamento do lixo urbano e contribui também para a conservação do meio ambiente. Trata-se da utilização do lixo como matéria-prima. Ou seja, reaproveitamos um produto para fazer novos produtos.

A redução da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo são benefícios causados pela reciclagem.

Desta forma, reciclar é mais do que uma ação é uma atitude consciente para contribuir com a melhoria da qualidade de vida em nosso planeta.

Mesmo que pareça pouco o que fazemos na escola, quando criamos objetos, decoração, lancheirinhas, brinquedos, etc.,  se considerarmos que estamos construindo com os nossos alunos valores e conscientização de preservação do meio ambiente, conseguimos enxergar a grandeza dos nossos pequenos atos.

Trabalhar com reciclagem é também trabalhar com a criatividade, a imaginação. É abrir mão do consumismo em função do reaproveitamento dos materiais.

Quando olhamos para um objeto e enxergamos nele a possibilidade de transformação, uma série de informações é construída em nosso cérebro. É uma retomada da capacidade imaginativa, natural nas crianças, que se perde no comodismo de encontrar os brinquedos prontos ou na racionalidade que se sobrepõe em nossa mente adulta.

Devemos estar sempre com a mente aberta para aprender; com o espírito humilde para reconhecer o que ainda não sabemos, com a disposição de buscar conhecimentos e com o coração preparado para a surpresa do que somos capazes de realizar quando nos dispomos de verdade a fazer.

Na comemoração do dia das mães, em outros eventos e no dia a dia na escola, vamos usar e abusar da reciclagem.

Dicas de sites para pesquisas:
Veja também algumas sugestões na página de fotos.