domingo, 13 de março de 2011

UM GRUPO CHAMADO ESCOLA


De todos os desafios na gestão de uma escola, descobri que o maior é liderar pessoas. Não apenas pelo fato de lidar com individualidades que, naturalmente, é a causa de várias divergências de opiniões, mas, principalmente, pela dificuldade em estabelecer um elo forte entre todos. Não se pode liderar onde não há um grupo e só existe grupo onde há um objetivo comum que os motivam a serem unidos.

 Para uma escola, a qualidade da educação merecida por toda e qualquer criança, sem distinção, obviamente, deveria ser o objetivo que nos torna um grupo.  

Pode-se até dizer que há, pelo menos teoricamente, esse objetivo nas escolas. Mas, na prática ele se contradiz quando assistimos às pessoas pensando e reivindicando mais por si mesma do que pelas crianças.

Talvez as palavras choquem, sejam duras demais. Afinal, há realmente no dia a dia demonstrações de preocupações e compromissos com a educação dessas crianças. Não há, porém, ideologia. Aquela chama que une um grupo por uma causa maior, acima até dos interesses particulares.

 Isso não foi aprendido nos bancos acadêmicos. Mas seria possível lá essa aprendizagem¿ Ideologia, principalmente quando se trata de uma luta pelo bem de outros, não teria mais a ver com formação de caráter do que com formação acadêmica¿

Todavia, é certo que o caráter é algo que se forma, se molda. E a escola deveria exercer esse papel de contribuir para a formação do caráter de seus alunos, principalmente se está formando alunos que serão novos educadores e futuros auxiliares na construção de outros carateres. As academias deveriam se ocupar do ensino da ética, tanto quanto com o da didática e outras disciplinas relevantes na formação de um professor.

Dentro da escola A visão do objetivo de educar ou da responsabilidade pela educação das crianças não pode ser fragmentada nos papeis de cada um. Isto é, eu enquanto professora de uma turma não sou a única responsável pela educação dos meus alunos. Antes de serem meus alunos, eles são alunos da escola, como um todo. Portanto, toda a escola, quer dizer, todo os funcionários dela são, em igualdade de valores e de deveres, responsáveis pela educação de cada uma daquelas crianças. Cada um na sua função, no seu papel.

Uma professora não deveria sentir-se invadida em seu território quando alguém interagisse com os seus alunos. Da mesma forma que não deveria sentir-se sozinha com os problemas que enfrenta em sua sala de aula.

Toda a escola deveria funcionar como um grupo. Um grande grupo formado pelos gestores, coordenadores, professores, funcionários, pais e todo mundo que se comprometesse com o objetivo único de fornecer oportunidades para um futuro melhor para todas as crianças colocadas sob os seus cuidados.

Seria irresponsável pretender ignorar as necessidades e anseios pessoais de cada profissional envolvido com o processo da educação, jamais pensaria de tal maneira. Porém, se a escola fosse realmente um grupo, encontraríamos uma maneira de eleger as crianças como prioridade máxima sem ferir ou desprezar os interesses e a importância da vida de cada educador.

Não é uma conquista fácil, esta. Mas, bastava aflorar nos profissionais da educação, pelos seus alunos, um sentimento que é comum encontrarmos nas mães: “- Os meus filhos, em primeiro lugar!

3 comentários :

  1. Somente uma educadora com visão global do setor que domina com maestria poderia fazer essas considerações. Cumprimentos. Subscrevo embaixo o acima discorrido!!.
    Abraços!!
    www.blogdochimarrao.blogspot.com

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  2. Pois é a luta é grande mesmo, eu não sei o que se passa na cabeça de alguns prificionas que quando passam em concurso deixam de lado alguns dos seus ideais, (imagino que os tenham)
    Mas sabe ouvi uma certa vez, de um senhor semi-anafabeto, que era muito melhor lidar com bichos que com gente. E pense e uma coisinha complicada é liderar, mas conheço seu trabalho, sei que vc é muito competente e não só é competente,mais também é comprometida com tudo que faz! Siga em frente e que Deus te ajude!

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  3. Que coisa boa é poder desfrutar de tanta sabedoria, sensibilidade, paixão por aquilo que faz, evolução. Só tenho uma coisa a dizer: sou muito grato a você por sua visita ao meu blog pois, sem ela, não teria tido a oportunidade desfrutar de todas essas coisas acima enumeradas. Grato.

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