quarta-feira, 13 de abril de 2011

DESAFIOS NA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Os principais desafios na gestão democrática do CMEI Saturnina Alves de Lucena referem-se a indisponibilidade de tempo da equipe escolar e comunidade para efetuar uma participação efetiva de acordo com as necessidades da instituição. Destacando os principais entraves ao processo de autonomia financeira reafirmamos a indisponibilidade de tempo e a carência de orientações e treinamentos relativos à movimentação financeira, aplicação de recursos, cardápios, per capta, etc. Tudo isso, acaba propiciando um exercício centralizado nas mãos do gestor que, para amenizar tal distanciamento da proposta democrática administrativa, reúne frequentemente a equipe e periodicamente os pais para discutir as necessidades e prioridades para a aplicação dos recursos, posteriormente, com as sugestões em mãos, elabora o plano de aplicação, executa a compra e apresenta o material adquirido e os serviços realizados, juntamente com a prestação de contas com as devidas documentações e notas fiscais para aprovação do conselho fiscal e apreciação da comunidade escolar.

2 comentários :

  1. Realmente existe um descaso muito grande por parte das autoridades com a educação. Quando deveria ser priorisado tudo o que fosse nescssario. Os educadores encontram grandes obstáculos. Educar não é só uma profissão é um dom que Deus nos dar . Continue nessa sua força que serás vencedora um beijo em Mossoró rn

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga Parabéns!!! pelo seu dia. Realmente estar a frente de uma escola é um grande desfio, mas devemos ter discernimento a cima de tudo.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir