sábado, 7 de maio de 2011

APRENDENDO A RECICLAR


RECICLAR. Essa palavra virou quase que moda. Mas, infelizmente, poucos educadores conseguiram apropriar-se com firmeza da necessidade dessa atitude.

Não se trata de má vontade, o que acontece é que simplesmente não fomos educados para isso.

Somos de uma geração em que desperdiçar agua lavando calçadas, por exemplo, era justificado com a afirmação – “A água é minha, quem paga por ela sou eu!”.

“A palavra reciclagem ganhou destaque na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).” Essa é uma informação da Wikipédia.

Reciclar se apresenta como uma alternativa para o tratamento do lixo urbano e contribui também para a conservação do meio ambiente. Trata-se da utilização do lixo como matéria-prima. Ou seja, reaproveitamos um produto para fazer novos produtos.

A redução da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo são benefícios causados pela reciclagem.

Desta forma, reciclar é mais do que uma ação é uma atitude consciente para contribuir com a melhoria da qualidade de vida em nosso planeta.

Mesmo que pareça pouco o que fazemos na escola, quando criamos objetos, decoração, lancheirinhas, brinquedos, etc.,  se considerarmos que estamos construindo com os nossos alunos valores e conscientização de preservação do meio ambiente, conseguimos enxergar a grandeza dos nossos pequenos atos.

Trabalhar com reciclagem é também trabalhar com a criatividade, a imaginação. É abrir mão do consumismo em função do reaproveitamento dos materiais.

Quando olhamos para um objeto e enxergamos nele a possibilidade de transformação, uma série de informações é construída em nosso cérebro. É uma retomada da capacidade imaginativa, natural nas crianças, que se perde no comodismo de encontrar os brinquedos prontos ou na racionalidade que se sobrepõe em nossa mente adulta.

Devemos estar sempre com a mente aberta para aprender; com o espírito humilde para reconhecer o que ainda não sabemos, com a disposição de buscar conhecimentos e com o coração preparado para a surpresa do que somos capazes de realizar quando nos dispomos de verdade a fazer.

Na comemoração do dia das mães, em outros eventos e no dia a dia na escola, vamos usar e abusar da reciclagem.

Dicas de sites para pesquisas:
Veja também algumas sugestões na página de fotos.

5 comentários :

  1. A reciclagem, principalmente nos dias de hj está se transformando em algo fundamental. Nosso mundo já é quase um lixão a céu aberto, e muitos produtos nesses aterros poderiam ter muitas outras serventias caso fossem reciclados. Vamos torcer para que esta filosofia se implante definitivamente. Ótima matéria. até logo mais.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Pois é essa palavra virou moda,mas muitas vezes como algumas modas, ela fica no só papel, nesse caso nos planejamentos e relatórios, o que é uma pena, pois a cada dia vejo artes e mais artes feitas com coisa que iam para o lixo, coisas essas com diversas serventias, até mesmo o presente do dia das mães por exemplo.E a diversidade de coisas decorativas pra sala de aula, brinquedos educativos, etc... Porém é muito mais facil o que já vem pronto. Trabalhei minha vida toda em escola privada e algumas muito boas, com uma diversidade de matérias pedagogicos muito bom, poré nunca despresei usar caixas de sorvete, latinha e outras coisa, que depois de decoradas ficam lindas.
    Pois é vamos reciclar e insentivar os nossos alunos a fazerem o mesmo, Sigamos o exemplo do beija-flor, que carregava gotinha de água pra apagar o incêndio na floresta!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga a carta em resposta ao Didi é da Eliane Sinhasique, jornalista/Radialista e Publicitária
    atuante em Rio Branco – Acre há mais de 19 anos.
    Repórter especial do Jornal A Gazeta e Apresentadora do programa Toque Retoque da Gazeta FM 93,3.

    Que bom que gostou eu também adorei a resposta dela. Abraços.

    15 de maio de 2011 19:02

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com a postagem, nossa cultura não é a da reciclagem e sim a do desperdício. Precisamos educar nossas crianças e incutir em suas cabecinhas a importância da reciclagem. Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. CMEISAL, passando pra deixar um grande abraço, saúde a todos, até a próxima.

    ResponderExcluir