segunda-feira, 17 de setembro de 2012

"Como Estrelas na Terra: Toda criança é especial"

Hoje me aconteceu algo extremamente interessante e gratificante. 
No início da noite me propus a justificar no outro Blog que tenho o fato de não escrever por algum tempo, enquanto eu não lesse mais os Blogs dos meus amigos. Considerando que se gosto que me visitem, devo fazer antes aos outros o que gosto que façam a mim.
Pois bem, tive mesmo a sorte de encontrar muitos textos interessantes, entre eles um debate sobre os rumos da Igreja  nos dias de hoje. Uma reflexão excelente. Outro sobre um artista plástico autodidata que mudou a paisagem de uma favela de  Taiwan. Um exemplo para a gente valorizar os nossos grafiteiros. 
Mas o maior presente de todos foi a indicação de um filme no Site Educa Tube . Um filme indiano intitulado "Como Estrelas na Terra: Toda criança é especial", que fala, principalmente sobre o problema da "dislexia", mas também fala do amor e da dedicação de um professor, que é capaz de renovar a vida de uma criança e que conquista a todos na escola e principalmente a família da criança. É simplesmente, lindo, esse filme. Eu vou colocá-lo aqui no Blog na páginas de VÍDEOS. Espero que assistam e com certeza irão se apaixonar.  

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

“A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM – DESAFIOS DE CONVERTER INFORMAÇÕES EM CONHECIMENTOS” (Uma reflexão sobre o texto).


O texto “A sociedade da Aprendizagem – Desafios de converter informações em conhecimentos” de Juan Ignacio Pozo, nos conduz a uma análise muito interessante a respeito da sociedade atual onde as tecnologias avançadas de comunicação ocupam um espaço relevante nos alunos dessa geração. O termo Sociedade da Aprendizagem é muito apropriado para esta realidade, considerando a rapidez com que se dão as transformações nas áreas de conhecimento em geral, assim como nas relações sociais. Tal realidade impõe aos cidadãos uma necessidade constante de construção de conhecimentos a fim de acompanhar o ritmo das informações que vem sendo apresentadas e renovadas constantemente.
Quando refletimos sobre construção do conhecimento, naturamente, remetemos o nosso pensamento para a instituição “escola”, oficialmente criada para atender a esse propósito. Pensando agora em quais as mudanças imprimidas na função da escola, visto que ela já não corresponde mais à principal fonte de conhecimento dos alunos, faz-nos compreender a urgência de uma reflexão abrangente sobre a necessidade de mudanças nas funções discentes e docentes e no pefil de de aluno e de professor.
            É intrigante reconhecer que mesmo envolto a tantas possibilidades de acesso às informações, o fracasso escolar ainda se apresenta como uma realidade preocupante comprovado estatisticamente em toda a rede de ensino, conforme alerta o autor.  Apesar das diversas fontes de informações que surgem, a palavra escrita contina sendo o principal veiculo dessas informações.  Quando  se constata que o grande deficit na educação se dá principalmente na dificuldade de leitura pode-se avaliar a perda que se dá no aproveitamento dessas informações recebidas.
            O desafio da escola agora é criar novas formas de construção do conhecimento, onde não há mais espaço para verdades incontestáveis. A escola deve pois, renovar-se nessa nova prática de relacionamento com os conhecimentos, preparando-se para formar cidadãos autônomos capazes de gerenciar o seu próprio conhecimento.

Artigo de Juan Ignacio Pozo, dispnível em:
http://www.diretoriabarretos.pro.br/patio_online2.htm