domingo, 8 de setembro de 2013

VOCALIZADOR - RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

O termoTecnologia Assistiva foi criado para designar os Recursos e Serviços que contribuem para oferecer ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência com o objetivo de proporcionar a sua autonomia e promover a  sua inclusão as atividades sociais.

Um exemplo de um recurso de tecnologia Assistiva é o Vocalizador. Trata-se de um recurso eletrônico de gravação/produção que é utilizado para ajudar as pessoas na comunicação do dia-a-dia  para expressar necessidades; sentimentos e vontades. A pessoa pressiona a imagem, que pode ser acompanhada de um texto objetivo e emite uma mensagem sonora gravada.

Os vocalizadores variam, alguns deles podem apresentar, por exemplo, apenas as mensagens SIM e NÃO e outros disponibilizam mensagens mais complexas.


Abaixo imagens de dois vocalizadores:


2 comentários :

  1. Parabéns Ivana,

    Os Recursos de tecnologia assistiva, tem proporcionado nas Salas de Recursos multifuncionais- SRM um avanço satisfatório, promovendo aprendizagens significativas.
    Beijos!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Estes aparelhos seriam de grande valia se adaptados para atender aos alunos com deficiência que precisam hoje de um ledor (pessoa) para realizar concursos como o ENEM, por exemplo. Certamente careciam de ser aperfeiçoado para esse uso através de um programa mais avançado. Todavia, com certeza isso é possivel de se fazer e daria mais autonomia a alguns alunos para realizarem as suas provas.

    ResponderExcluir