quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SUGESTÃO DE SITES SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL


Visitei alguns sites relacionados ao tema "Baixa Visão" ou "Deficiência Visual" e destaquei entre eles um que achei muito interessante: FILMESQUEVOAM.COM.BR 

Trata-se de um site que sugere vídeos com recursos de áudio-descrição. É uma excelente alternativa para fonte de pesquisa de recursos para o professor trabalhar em sala de aula, com todos os alunos e, logicamente, com os alunos com deficiência visual, principalmente. 

Escolhi entre os vídeos um filme que narra um poema sobre um girassol. 

Tentei uma experiência diferente para assistir ao vídeo, fechei meus olhos e deixei-me conduzir pelas descrições dos narradores, permitindo construir em minha memória as imagens e cenas, conforme compreendo hoje, a partir dos estudos, que os fazem as pessoas cegas.

Por vários momentos sobreveio uma necessidade de abrir os olhos mas eu me contive e, finalmente, quando o vídeo acabou, resolvi assisti-lo novamente para comparar a experiência, não foi minha surpresa constatar que as imagens que eu via agora apresentavam algumas diferenças das imagens criadas em minha mente ouvindo apenas a áudio-descrição. 

Todavia, o que mais me chamou atenção nessa experiência foi a cena em que o girassol fica preso na escuridão da caixa com somente um feixe de luz entrando. Com os olhos fechados eu percebia a cena como se estivesse no lugar do girassol, estava na completa escuridão e enxergava apenas um pouco da luz que entrava pelo buraquinho da caixa, conforme falava o narrador. 

Assistindo novamente com os olhos abertos, já não me colocava com tanto enfase no lugar do girassol, passei para o lugar de observador e vi que não se tratava de uma imagem na escuridão, mas, o filme mostrava com clareza as imagens do girassol dentro da caixa perdendo as suas pétalas por causa da falta do sol. 

O que eu pude perceber nessa experiencia foi que a "cegueira" que eu me permiti ter momentaneamente fez com que eu me despertasse para um outro nível de percepção mais sensível, mas receptiva as emoções de me colocar no lugar do outro. 

Não sei exatamente se isso tem alguma explicação científica ou didática, sei apenas que foi uma experiência interessante para mim, como tem sido toda a aprendizagem que venho tendo através do Curso de Especialização de AEE  no módulo sobre Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira.

Foi interessante também perceber com esse site e principalmente com outros como o http://www.blogdaaudiodescricao.com.br  que existe uma luta muito grande por parte das pessoas com deficiência visual para conseguir nos meios de comunicação espaço para a audio-descrição. 

Penso que essa luta deve ser de todos a partir do momento em que os conhecimentos a respeito da Deficiência Visual desperta a nossa consciência a respeito das necessidades e dos direitos dessas pessoas á inclusão social.

O site VER COM PALAVRAS relata bem a importância da áudio-discrição para quem não está vendo a imagem ou a cena.

Um comentário :

  1. Parabéns Ivana pela matéria! De fato, como você destaca "a luta deve ser de todos", a inclusão e o respeito pelas pessoas com deficiência,seja qual for, deveria ser uma luta de todos.
    E que bom que o Curso em AEE tem lhe proporcionado grandes aprendizagens!
    Abraços!

    ResponderExcluir