segunda-feira, 11 de julho de 2011

COMO ESTÁ SENDO ACOLHIDO O AUXILIAR DE SALA DE AULA NO CMEI?

Auxiliar de sala de aula.
Acredito que conheça bem essa função quem, de uma forma ou de outra, relaciona-se com a educação infantil.
Se pensarmos que, ser educador, principalmente o infantil, é uma função pouco valorizada, avaliemos o valor de um auxiliar deste.
A Secretaria Municipal de Educação para sanar o problema da demanda e da falta de recurso para contratar novos educadores achou por caminho criar este cargo de Auxiliar de sala de aula *1, para contratar, sem vínculo, pessoas para atuar nos centros de educação infantil.
É interessante observar que, esse profissional com o curso médio de magistério poderia bem, se houvesse sido aprovado em concurso, está na função de titular em sala de aula. Já que são apenas esses os critérios para tal.
Apesar de que, sabemos, embora os governos *2, por uma visão apenas financeira, teimem em ignorar, que apenas o curso médio do magistério é insuficiente para atuar com a complexidade de educar crianças pequenas, cujo trabalho constitui-se a base psicológica e de conhecimentos para o resto da vida.
Mas ter o ensino médio e ser aprovado em concurso são realmente os únicos critérios para atuar como Educador Infantil.
Todavia, na impossibilidade de sê-lo, por falta de concurso, a função de Auxiliar de sala lhe impõe uma condição inferior em sala de aula.
É interessante observarmos que há poucos meses atrás não havia esse profissional e duas educadoras concursadas dividiam juntas a sala de aula. Nisso, percebia-se uma tentativa reciproca de adaptação à metodologia e a personalidade da outra.
Quando a Auxiliar de sala entra em cena, para substituir uma das educadoras, o relacionamento, imediatamente muda de enfoque, já não há mais o esforço imediato da adaptação mútua, mas, apenas a Auxiliar, deverá manter o esforço de adaptar-se à metodologia e a personalidade da titular da sala.
O nosso CMEI reavalia a função e o desempenho desse profissional em sala de aula e essa postura discriminatória
Acreditamos que um dos maiores motivos para esse educador haver assumido o cargo de Auxiliar de sala de aula deve ser o de adquirir experiências, já que o salário, além de mínimo, atrasa por mais de dois meses seguidos e a jornada de trabalho é intensa.
Pensamos então:
 - O que motivaria esse profissional a levantar todos os dias, caminhar a pé para a escola, já que também não tem direito a vale-transporte, e assumir o seu trabalho junto às crianças e demais funcionários da escola?
Concluímos que ele deve ser bem acolhido, estimulado a aprender e a participar ativamente do magistério na sala de aula.
A única diferença entre o Auxiliar de sala e o Educador Infantil titular é que este tem um salário melhor, uma jornada de trabalho menor e, portanto, mais dever e responsabilidade à assumir.
Ao Auxiliar de sala a nossa expectativa é de que sejam humildes para aprender com os educadores que detêm mais experiências sem sentirem-se inferiores a eles.
Afinal, somos todos iguais.
Somos, ou não, todos irmãos?
Cada um deve colaborar no que puder para o crescimento do outro e saber ser grato aos que contribuem para o seu.

*1 O cargo de Auxiliar de sala de aula para os Centros Municipais de Educação Infantil foi criado no governo Prefeita Micarla de Souza ( 2011).
*2 O cargo de Educador Infantil foi criado no governo do Prefeito Carlos Eduardo (Lei no 5.794, de 10 de julho de 2007).
                                                                                

3 comentários :

  1. Eu acho que é muito importante ter na sala de aula um auxiliar ,tendo em vista que é muito dificil dar conta de uma sala de aula de crianças de pouca idade .Esses proficionais precisam ser reconhecidos.Não ha porque atrasar os seus salarios.
    Sou a favor dos auxiliares.
    Ass. Aguida em Mossoró rn

    ResponderExcluir
  2. Considero de suma importância esse cargo de suporte ao professor titular e diante das dificuldades atuais, também deve ser valorizado pela atividade que executa. Assim as autoridades, além de criarem o cargo, devem dar a ele o que necessita para bem desempenhar suas atividades profissionais em favor do aluno e da educação.

    ResponderExcluir
  3. Muitas informações valiosas aqui. Adorei. Vou segui-la.
    Bjos Luzia Lira

    ResponderExcluir