quarta-feira, 22 de maio de 2013

AS CONQUISTAS E DIFICULDADES EM SER UM ALUNO A DISTÂNCIA Ivana Maria de Lucena Silva – Natal/RN – 24/04/2013




Que belo texto reflexivo esse de José Manuel Moran (2002): O que é um bom curso a distância?. Se eu tivesse que destacar dois momentos dessa leitura como síntese da mesma eu destacaria esses dois trechos:
“... um bom curso é aquele que nos empolga, nos surpreende, nos faz pensar, nos envolve ativamente, traz contribuições significativas e nos põe em contato com pessoas, experiências e idéias interessantes.”
“Um bom curso é aquele que nos entristece quando está terminando e nos motiva para encontrarmos formas de manter os vínculos criados.”
Eu diria que os textos acima expressam a nossa expectativa com relação a um curso, não somente os modelos à distância, mas em todo empreendimento educacional a que nos dispomos participar como aluno.
Tratando em particular, da reflexão relativa às conquistas e dificuldades possíveis no curso à distância eu diria que concordo com Moran(2003), quando nesse outro texto, CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO ON-LINE,  ele destaca o peso do “modelo cultural e burocrático predominante nas organizações educacionais” diante da possibilidade, ou “necessidade”,  de experiências inovadoras. É preciso, antes de tudo, estarmos abertos para experimentar novas estratégias, não somente em relação ao estudo, mas, em se tratando como em nosso caso, na formação de educadores, abertos para aplicar os conhecimentos adquiridos em uma prática também renovada.
Acredito que, impregnados que somos desse modelo fechado de sala de aula, entre paredes, obedecendo a rotinas e currículos elaborados de cima para baixo, como também trata o autor, a nossa maior dificuldade no ambiente online diz respeito exatamente à autodisciplina. Refiro-me mesmo, primeiramente, ao estabelecimento de uma rotina de estudo diário. Compreendo também como um dos fatores de dificuldade no curso a distancia a adaptação à plataforma do curso. Isso, até para os mais experientes em atividades utilizando o computador e a internet, remete a necessidade de exercitar e também de buscar tirar duvidas junto aos professores ou nas interações como os demais alunos, colegas de curso.
Ademais, o que cabe a nós cursistas é garantir o melhor aproveitamento possível dessa oportunidade que vem a preencher exatamente uma carência profissional em um modelo de estudo que dá conta de superar os limites de um curso presencial. 

Um comentário :

  1. Ivana,você é D+ o seu blog é tão alegre quanto a autora.Adorei! Cheio de efeitos e informações importantes.
    Abraços,
    Zilma

    ResponderExcluir