sexta-feira, 18 de abril de 2014

SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS – ASPECTOS DISTINTOS E SEMELHANTES

.
          O termo surdocegueira foi elaborado considerando o princípio de que não se trata de uma pessoa com duas deficiências distintas ou Deficiência Múltipla, mas uma junção de duas deficiências sensoriais que afetam especialmente a área da comunicação.

A pessoa que nasce ou adquire posteriormente com surdocegueira encontra-se numa condição impossibilitada de receber  as informações do seu entorno de maneira fidedigna, para tanto, ela precisa da mediação de comunicação a fim de receber, interpretar e conhecer o que lhe cerca. Dessa forma o seu conhecimento do mundo se fará pelo uso dos canais sensoriais proximais como: tato, olfato, paladar, cinestésico, proprioceptivo e vestibular.

Na deficiência Múltipla, embora não haja a garantia efetiva de  que todas as informações cheguem para a pessoa de forma fidedigna, ela sempre contará com o apoio de um dos canais distantes (visão e ou audição) como ponto de referência. Compreendendo  que esses dois canais são responsáveis pela maioria do conhecimento que vamos adquirindo ao longo da vida, estabelecemos uma comparação qualitativa da possibilidade de aprendizagem que se dá para uma pessoa com Deficiência Múltipla em comparação com uma surdocega.

Como estratégias apropriadas para a aquisição de comunicação  das pessoas com Surdocegueira ou com Deficiencia Múltipla, é relevante destacar as seguintes  aspectos:

“Para as pessoas com surdocegueira e/ou com deficiência múltipla dividimos a comunicação em Receptiva e Expressiva, para favorecer a eficiência da transmissão e interpretação.
A comunicação receptiva ocorre quando alguém recebe e processa a informação dada por meio de uma fonte e forma (escrita, fala, Libras e etc). A informação pode ser recebida por meio de uma pessoa, radio ou TV, objetos, figuras, ou por uma variedade de outras fontes e formas. No entanto, comunicação receptiva requer que a pessoa que está recebendo a informação forme uma interpretação que seja equivalente com a mensagem de quem enviou tentou passar.
A comunicação expressiva requer que um comunicador (pessoa que comunica) passe a informação para outra pessoa. Comunicação expressiva pode ser realizada por meio do uso de objetos, gestos, movimentos corporais, fala, escrita, figuras, e muitas outras variações.” (Shirley Maia, 2011, p. 04).

Concluimos que as necessidades básicas desses alunos apontam para a importância de se estabelecer estratégias para comunicação a partir de referenciais significativos que permitam aos mesmos avançarem na interação social, na aprendizagem e na construção da autonomia.

Referências:

MAIA, Shirley Rodrigues. Aspectos Importantes para saber sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla. São Paulo, 2011.

Nenhum comentário :

Postar um comentário