domingo, 8 de junho de 2014

ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA PARA APOIAR O ALUNO COM TGD/TEA


Tratando da construção do Plano de Atendimento Educacional Especializado para alunos com autismo é necessário considerar primeiramente os potenciais e as dificuldades apresentadas em cada individuo. Isso porque, embora haja as características comuns para esse grupo, e essas são determinantes para classificá-lo, as características pessoais do aluno o torna único, diferenciando-o de qualquer outro. Estas características pessoais são impressas, em grande parte, pelas experiências oportunizadas pelo meio em que o aluno vem se desenvolvendo desde o seu nascimento.

Assim, resguardadas as considerações acima, alguns métodos pedagógicos foram desenvolvidos para atender aos alunos com autismo. Entre eles o método ABA (Análise do Comportamento Aplicada). Trata-se de uma abordagem da psicologia fundamentada no behaviorismo que analisa a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem.

O professor do AEE planeja as atividades e intervenções, traçando pequenos objetivos a curto prazo com a intecionalidade de eliminar os comportamentos inadequados e ampliar as habilidades do aluno.

O vídeo abaixo apresenta propostas de atividade e técnicas para a confecção de materiais em baixa tecnologia que podem apoiar o aluno com TGD em seu desenvolvimento dentro do método ABA.


Fontes e referências:
REVISTA AUTISMO, pagina consultada em 08 de junho de 2014, às 11:30 AM.
SITE DE VÍDEOS, You Tube, visitado em 08 de junho de 2014, às 11:30 AM.


4 comentários :

  1. Olá Ivana!
    Gostei do Vídeo. Apresenta boas sugestões de atividades a serem desenvolvidas com a confecção de materiais simples em baixa tecnologia para trabalhar com alunos com TGD . Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  2. Ivana, você fez uma boa escolha. A sugestão apresentada é de fácil confecção e baixo custo, mas que contribui de maneira significativa para a aprendizagem dos alunos com dificuldades de aprendizagem e comunicação.

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Bem prático e a sugestão do plástico de encadernar com o fundo preto ficou bem apresentado e conseguiu destacar as figuras.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ivana!

    Adorei a sua postagem. A ideia de colocar o vídeo foi excelente porque mostrou o passo a passo. No texto você também ressaltou a importância valorizar as potencialidades dos alunos no Plano de AEE.

    ResponderExcluir